18 de fev. de 2011

Sua vida muda quando você muda!

Como hoje é sexta-feira, vamos publicar um texto de Luís Fernando Veríssimo para sua reflexão do fim de semana:

“Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

“Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes”.

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu!

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: “Quem está nesse caixão?”

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo…

Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.

“SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA… QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.”

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando “você muda”.

Momento de reflexão

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” — Albert Einstein

O desafio de liderar funcionários desmotivados

Exercer o papel de líder, seja qual for a situação, nunca é fácil. É preciso ter uma série de características para conseguir atingir os objetivos de maneira satisfatória para alcançar o sucesso. Porém, o bom desempenho da liderança não depende só de quem lidera, mas também dos liderados, e trabalhar com funcionários desmotivados pode ser um grande obstáculo.

A motivação é um processo, não um evento isolado. É consequência e não causa. A ausência dela pode vir de problemas conjunturais, estruturais, de infraestrutura, de processos e, até mesmo, da faltade liderança. É preciso saber gerenciar o desânimo e transformá-lo em motivação para que os resultados da equipe sejam satisfatórios.

Algumas razões, que normalmente são responsáveis por esse desinteresse pelo trabalho, podem estar estão no próprio ambiente de serviço. Por exemplo, a falta de reconhecimento, de conhecimento dos objetivos da atividade que realiza, de uma perspectiva de progressão no futuro, os processos mal estruturados, a inadequação das métricas às características da equipe e a relação com os superiores.

Para reverter essa situação desfavorável, é preciso muito esforço para, além de entender as razões da desmotivação dos membros da equipe, saná-las e evitar também que esse problema volte e dissemine para os outros funcionários.

Leia na íntegra uma matéria sobre o assunto e veja algumas medidas essenciais para evitar o problema ou resolvê-lo, caso ele já esteja presente na sua equipe.

Fonte: Efetividade.net

Pessoas motivadas geram mais benefícios para as empresas

Todos os anos, independentemente do ramo de atuação, empresas buscam atingir as metas planejadas. Elas incluem principalmente renovar os equipamentos, reformar as instalações, lançar novos produtos e serviços no mercado e vendê-los. Além disso, também querem aumentar suas receitas e obter lucro. Porém, para que isso se conclua, é necessário lembrar que uma empresa não funciona sozinha. Ela precisa de pessoas, não só a mão-de-obra, mas precisa delas motivadas e valorizadas.

Alguns gestores acham que ao contratar novos integrantes, eles se tornam donos e acabam tratando-os com indiferença. Dessa maneira, os funcionários não dão o real valor para a empresa. Como alguém pode estar motivado recebendo esse tipo de tratamento?

A organização pode ter o total comprometimento do funcionário se passar a ouvir, valorizar, compreender, ou seja, manter uma ótima relação com ele. Sendo assim, a dedicação e o empenho serão focados em desenvolver bem os trabalhos diários. Com pessoas felizes e motivadas, os resultados positivos tendem a aparecer.

Mundo Corporativo: Avaliação de desempenho

O dono de um açougue foi surpreendido pela entrada de um cão no seu estabelecimento. Enxotou-o, mas o cão voltou logo em seguida. Ao tentar espantá-lo mais uma vez, reparou que o cão trazia um bilhete na boca.

Ele pegou o bilhete e leu:

- Pode mandar-me 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor?

O cão trazia também dinheiro, uma nota de 50 euros.

O açougueiro pegou o dinheiro, pôs as salsichas e a perna de carneiro num saco e colocou tudo na boca do cão.

Este começou a descer a rua e, quando chegou ao cruzamento, depositou o saco no chão, pulou e apertou o botão para o sinal fechar.
O açougueiro ficou realmente impressionado. Como já estava na hora, decidiu fechar a loja e seguir o cachorro.

Este atravessou a rua e caminhou até uma parada de ônibus, sempre com o açougueiro a segui-lo.

Esperou pacientemente com o saco na boca que o sinal fechasse e pudesse atravessar.

Na parada, o cão sentou-se, esperando o ônibus.

Quando um chegou, o cão foi até à frente para conferir o número e voltou para o seu lugar.Outro ônibus chegou e ele tornou a olhar, viu que aquele era o número certo.

O açougueiro, boquiaberto, seguiu o cão.

Mais adiante este levantou-se, ficou em pé nas duas patas traseiras para mandar parar o ônibus, tudo isso com as compras ainda na boca.

O açougueiro e o cão saltaram e foram caminhando pela rua até que o cão parou à porta de uma casa e pôs as compras no passeio. Então virou-se um pouco, correu e atirou-se contra a porta. Tornou a fazer o mesmo mas ninguém respondeu. Então contornou a casa, pulou um muro baixo, foi até à janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Caminhou de volta para a porta e, de repente, um cara enorme abriu a porta e começou a espancar o animal.

O açougueiro correu até ao homem e impediu-o dizendo:

- ‘Deus do céu homem, o que é que você está fazendo? O seu cão é um gênio!’

O homem respondeu: - ‘Um gênio? Esta é a segunda vez esta semana que este cão estúpido se esquece da chave!’.

Moral de história: Você pode exceder todas as expectativas, mas a sua avaliação depende sempre da competência de quem o avalia.